Curso de História para o 1º Ano do Ensino Médio
MÓDULO 7 – ROMA ANTIGA
Aula 81 – A República romana: Senado, cônsules e estrutura política
Aula 81 – A República romana: Senado, cônsules e estrutura política
Quando os romanos expulsaram o último rei, Tarquínio, o Soberbo, no final do século sexto antes de Cristo, enfrentaram uma questão urgente e profunda: como governar uma cidade sem um rei? A solução que encontraram foi criativa, original e cheia de consequências para o futuro. Em vez de simplesmente substituir um rei por outro, os romanos criaram um sistema político inteiramente novo, baseado em princípios que nunca tinham sido aplicados de forma tão organizada em nenhuma outra sociedade do mundo antigo. Esse sistema ficou conhecido como a República Romana, e durou aproximadamente quinhentos anos, de quinhentos e nove até quarenta e sete antes de Cristo, quando as guerras civis e a ascensão de Augusto transformaram Roma em um Império.
A palavra república vem do latim res publica, que significa literalmente a coisa pública, ou seja, aquilo que pertence ao povo, o conjunto dos assuntos coletivos que dizem respeito a todos os cidadãos. Essa ideia central, de que o governo não era propriedade de um único homem mas sim algo que pertencia à coletividade, era o fundamento de todo o sistema republicano romano. Naturalmente, a prática nem sempre correspondia ao ideal, e ao longo dos cinco séculos da República os conflitos entre grupos sociais, as disputas pelo poder e as desigualdades profundas colocaram constantemente à prova essa ideia de coisa pública. Mas o princípio permanecia no centro da cultura política romana e moldava o comportamento esperado dos governantes.
Para entender a República Romana é preciso conhecer suas instituições principais: quem governava, como era escolhido, quais eram seus poderes e quais eram os limites impostos a eles. O sistema era complexo, com várias camadas de magistraturas, assembleias e o Senado funcionando ao mesmo tempo. Vamos percorrer cada uma dessas peças para que o quadro geral fique claro.
O ponto de partida é o grande princípio que os romanos estabeleceram ao criar a República: nenhum homem deveria concentrar nas próprias mãos o poder que antes pertencia ao rei. Para isso, dividiram o poder executivo entre dois magistrados de igual autoridade, escolhidos por um período de um ano apenas. Esses dois magistrados eram os cônsules, e eles se tornaram o centro do sistema republicano.
Os cônsules tinham poderes imensos. Comandavam os exércitos, presidiam o Senado e as assembleias populares, administravam os assuntos correntes da cidade e representavam Roma nas relações com outros povos. Em tempos de guerra, cada cônsul podia comandar uma parte do exército, ou um deles ficava em Roma enquanto o outro conduzia a campanha militar. Eles possuíam o que os romanos chamavam de imperium, que era a autoridade suprema de comando, incluindo o poder de punir, de recrutar soldados e de conduzir campanhas militares.
Mas o poder dos cônsules era limitado de várias maneiras fundamentais. Primeiro, havia dois deles ao mesmo tempo, e cada um tinha o direito de vetar a decisão do outro. Esse direito de veto era chamado de intercessio, e significava que nenhum cônsul podia agir contra a vontade do colega em assuntos importantes. Dois homens de igual autoridade precisavam chegar a um acordo, o que tornava o abuso de poder muito mais difícil do que quando havia apenas um governante.
Segundo, o mandato durava apenas um ano. Ao final desse período, os cônsules voltavam à condição de cidadãos comuns. Isso significava que um homem que havia exercido um poder enorme podia ser chamado a prestar contas de seus atos depois que saísse do cargo. A ideia de responsabilidade pública, de que os governantes devem responder pelos seus atos diante da comunidade, estava embutida nessa limitação temporal.
Terceiro, depois de servir como cônsul, era necessário esperar vários anos antes de se candidatar novamente. Isso evitava que uma mesma pessoa monopolizasse o cargo por longos períodos. A circulação no exercício do poder era um valor importante para os republicanos romanos.
Os cônsules eram identificados visivelmente por símbolos de autoridade. Eram acompanhados por servidores chamados lictores, que carregavam os fasces, feixes de varas amarradas ao redor de um machado, que representavam o poder de punir e de executar sentenças. Dentro da cidade de Roma, os machados eram retirados dos fasces, simbolizando que mesmo os cônsules estavam sujeitos ao direito de apelação dos cidadãos. Fora dos muros da cidade, em território de guerra, os machados eram mantidos, indicando que no campo militar o poder de vida e morte era pleno.
O cargo consular era o ponto mais alto de uma carreira política que os romanos organizaram de forma sequencial. Essa sequência de cargos recebeu o nome latino de cursus honorum, que pode ser traduzido como o caminho das honras ou a carreira das magistraturas. Um cidadão que quisesse fazer política em Roma precisava seguir essa sequência, exercendo os cargos em ordem crescente de importância e respeitando as idades mínimas estabelecidas para cada função.
O caminho geralmente começava com a questura. Os questores eram magistrados responsáveis principalmente pelas finanças públicas. Controlavam o tesouro, administravam os gastos e acompanhavam os cônsules em campanhas militares para cuidar dos recursos necessários. Era o primeiro degrau da carreira política formal e fornecia ao jovem cidadão uma experiência administrativa básica.
Depois da questura, os candidatos podiam aspirar à edilidade. Os edis eram responsáveis pela administração da cidade em sentido mais concreto: supervisionavam os mercados, garantiam o abastecimento de alimentos, cuidavam da manutenção dos templos e dos edifícios públicos, organizavam os jogos e festividades públicas e fiscalizavam os pesos e medidas utilizados no comércio. Era um cargo que colocava o magistrado em contato direto com o cotidiano da população e podia ser usado para ganhar popularidade, especialmente quando o edil investia recursos próprios na organização de grandes espetáculos para o povo.
O cargo seguinte era a pretura. Os pretores tinham funções principalmente jurídicas. Eram magistrados responsáveis por administrar a justiça, presidindo os tribunais e decidindo sobre processos legais. Com a expansão do território romano, os pretores também passaram a governar províncias, exercendo autoridade militar e administrativa em regiões conquistadas. O pretor urbano cuidava dos processos entre cidadãos romanos, enquanto o pretor peregrino cuidava dos processos que envolviam estrangeiros.
O topo da carreira era o consulado. Apenas os homens que haviam percorrido esse caminho e demonstrado capacidade em cargos menores estavam em posição de aspirar à magistratura mais alta. Essa estrutura em degraus tinha a vantagem de formar governantes experientes, que chegavam ao consulado já conhecendo diferentes aspectos da administração pública.
Havia ainda outros cargos que complementavam o sistema. A censura era um cargo de grande prestígio, embora não fizesse parte do cursus honorum obrigatório. Os censores, geralmente dois, eram escolhidos a cada cinco anos e exerciam o cargo por dezoito meses. Sua principal função era realizar o censo da população, catalogando os cidadãos, seus bens e suas famílias. Mas os censores também tinham a importante responsabilidade de revisar a lista dos senadores, podendo admitir novos membros ou expulsar aqueles considerados indignos por má conduta. A censura era frequentemente ocupada por ex-cônsules de grande reputação, e o cargo conferia uma autoridade moral significativa.
Existia também uma magistratura especial chamada ditadura, que funcionava de maneira completamente diferente de todas as outras. Em momentos de crise extrema, quando a cidade enfrentava um perigo imediato que exigia uma resposta rápida e unificada, era possível nomear um ditador. O ditador acumulava poderes excepcionais, superiores aos dos cônsules, e não estava sujeito ao veto de nenhum colega. Mas sua autoridade era rigorosamente limitada no tempo: o mandato máximo era de seis meses, e a tradição esperava que o ditador renunciasse assim que a crise estivesse resolvida, mesmo que o prazo não tivesse expirado.
O exemplo mais famoso de ditador virtuoso na tradição romana era Cincinato, um fazendeiro que estava lavrando seu campo quando foi chamado para salvar Roma de um perigo militar iminente. Aceitou o cargo, resolveu a crise em poucos dias e imediatamente devolveu o poder, retornando à sua lavoura. Esse episódio era contado pelos romanos como o modelo ideal do cidadão que serve à república sem ambição pessoal e sem apego ao poder.
Mas para que todo esse sistema funcionasse havia uma peça central que articulava tudo: o Senado. O Senado romano era o corpo mais influente e mais duradouro da República. Diferente dos cônsules e dos outros magistrados, que mudavam a cada ano, o Senado era permanente. Seus membros, os senadores, exerciam seus assentos por longos períodos, frequentemente por toda a vida, salvo expulsão pela censura.
O Senado era originalmente formado pelos chefes das famílias mais antigas e poderosas de Roma, os patrícios. Com o tempo, ex-magistrados passaram a ocupar automaticamente ou quase automaticamente uma cadeira no Senado. Isso significava que quem percorria o cursus honorum e chegava às magistraturas superiores acabava integrando o Senado, que se tornava uma reunião da experiência política acumulada da elite romana.
O número de senadores variou ao longo da República. Nos primeiros tempos era de trezentos. Depois, especialmente a partir das reformas de Sula no final do período republicano, chegou a seiscentos. Os senadores se reuniam no edifício chamado Cúria, no Fórum Romano, e podiam também ser convocados em outros espaços sagrados quando necessário.
Formalmente, o Senado não tinha poder de legislar. Suas decisões eram chamadas de senatusconsultum, ou consulta do Senado, e tecnicamente eram conselhos dados aos magistrados, não leis. Mas na prática, a autoridade moral e política do Senado era tão grande que ignorar uma consulta do Senado era politicamente muito arriscado. Os magistrados que contrariavam abertamente o Senado sem uma razão muito convincente costumavam prejudicar gravemente suas carreiras.
O Senado controlava as finanças públicas, decidia sobre a distribuição das províncias entre os magistrados, supervisionava a política externa, aprovava ou rejeitava tratados com outros povos e cuidava dos assuntos religiosos do Estado. Em situações de crise extrema, podia emitir o chamado senatus consultum ultimum, uma espécie de estado de emergência que concedia aos cônsules poderes excepcionais para defender a república. Essa medida era controversa e sua constitucionalidade foi debatida pelos próprios romanos.
O Senado era um corpo dominado pelos patrícios nos primeiros séculos da República, mas ao longo do tempo os plebeus mais ricos e bem-sucedidos também foram sendo admitidos. Surgiu com o tempo uma aristocracia nova, chamada de nobilitas, formada tanto por famílias patrícias antigas quanto por famílias plebéias que haviam chegado ao consulado. Pertencer à nobilitas significava ter antepassados que haviam ocupado as magistraturas mais altas, e esse prestígio ancestral era considerado uma das bases mais importantes da autoridade política em Roma.
As assembleias populares eram outro elemento fundamental do sistema republicano. Havia diferentes tipos de assembleias, cada uma com funções específicas e com formas diferentes de organizar a participação dos cidadãos. As principais eram os comícios centuriatos, os comícios tributos e os concílios da plebe.
Os comícios centuriatos eram a assembleia mais importante para as decisões de maior peso. Era neles que os cônsules e os pretores eram eleitos, que as leis mais importantes eram votadas e que as declarações de guerra eram aprovadas. A organização dessa assembleia era baseada nas centúrias militares estabelecidas durante o período monárquico por Sérvio Túlio. Como as centúrias dos mais ricos eram em número maior e votavam primeiro, e como a assembleia encerrava quando a maioria era alcançada, as classes mais abastadas tinham uma influência desproporcional sobre os resultados. Um sistema que tinha aparência de participação ampla funcionava, na prática, com um forte peso dos grupos mais privilegiados.
Os comícios tributos eram organizados de forma diferente, dividindo os cidadãos por tribos, que eram unidades territoriais e não grupos de sangue. Nessa assembleia, cada tribo tinha um voto, e a maioria das tribos decidia. Os comícios tributos elegiam os questores e os edis curuis e podiam votar leis. Como os cidadãos mais pobres tendiam a se concentrar em um número menor de tribos urbanas enquanto os proprietários rurais espalhavam-se por um número maior de tribos rústicas, o sistema favorecia relativamente aqueles com propriedades no campo.
Os concílios da plebe eram assembleias exclusivas dos plebeus, sem a participação dos patrícios. Eram presididos pelos tribunos da plebe e podiam votar resoluções chamadas de plebiscitos. Inicialmente os plebiscitos obrigavam apenas os plebeus, mas depois de uma lei importante do início do século terceiro antes de Cristo, passaram a ter força de lei para todos os cidadãos romanos, incluindo os patrícios. Esse foi um dos momentos decisivos na luta dos plebeus por maior igualdade política.
A luta entre patrícios e plebeus é um dos grandes temas da história da República Romana. No início da República, os plebeus estavam em posição muito inferior. Não podiam casar com patrícios. Não podiam ocupar as magistraturas superiores. Não tinham acesso às terras públicas em condições iguais. Não podiam consultar os livros das leis, que eram guardados pelos patrícios e interpretados por eles.
Uma das primeiras e mais importantes conquistas dos plebeus foi a criação do tribunato da plebe. Os tribunos da plebe eram magistrados especiais, eleitos exclusivamente pelos plebeus para proteger seus interesses contra abusos dos patrícios e dos magistrados. O número de tribunos variou ao longo do tempo, chegando a dez. Seu poder mais importante era o veto, chamado de intercessio, que lhes permitia paralisar qualquer ação de um magistrado ou qualquer decisão do Senado que julgassem prejudicial aos plebeus.
Os tribunos eram considerados invioláveis, ou seja, ninguém podia tocar neles ou prejudicá-los fisicamente sem cometer um ato sagrilego que os poria fora da comunidade romana. Qualquer agressão a um tribuno era considerada uma ofensa tão grave que o responsável podia ser morto por qualquer cidadão sem que isso fosse considerado crime. Essa proteção divina tornava o cargo extremamente poderoso como instrumento de defesa popular.
Outra conquista fundamental dos plebeus foi a publicação das leis. Por volta de quatrocentos e cinquenta antes de Cristo, após muitas disputas, os romanos elaboraram um código de leis escritas e as expuseram publicamente em doze tábuas de bronze no Fórum Romano. Essas Doze Tábuas, como ficaram conhecidas, representavam um avanço enorme porque colocavam as regras ao alcance de todos, pelo menos daqueles que podiam lê-las, impedindo que os patrícios manipulassem arbitrariamente a interpretação da lei em benefício próprio.
As Doze Tábuas cobriam uma variedade de assuntos: herança, dívidas, propriedade, crimes, procedimentos judiciais, direitos familiares e muito mais. Muitas das disposições eram severas pelos padrões atuais. As penas podiam ser físicas e a lei de talião, que previa retalição equivalente ao dano sofrido, ainda estava presente em alguns casos. Mas o princípio de que as leis deviam ser escritas, públicas e aplicadas a todos era um avanço significativo em relação a um sistema em que as regras eram conhecidas apenas pelos sacerdotes e pelas famílias aristocráticas.
Ao longo dos séculos seguintes, os plebeus conquistaram mais direitos gradualmente. A Lei Licínia-Sextia, de trezentos e sessenta e sete antes de Cristo, determinou que um dos dois cônsules deveria sempre ser plebeu. A Lei Ogúlnia, de trezentos e vinte e seis antes de Cristo, abriu os colégios sacerdotais, antes exclusivamente patrícios, à participação plebeia. Essas conquistas não eliminaram as desigualdades, mas foram expandindo progressivamente o círculo de participação política.
Com o tempo, surgiu uma nova classe dirigente que misturava famílias patrícias antigas e famílias plebéias que haviam alcançado as magistraturas superiores. Essa classe, chamada de nobilitas, era unida pelo prestígio dos antepassados ilustres e pelo controle coletivo das principais posições políticas. Um homem cujos antepassados nunca haviam ocupado as magistraturas superiores era chamado de novus homo, ou homem novo, e enfrentava preconceitos enormes mesmo que fosse talentoso e rico. O caso mais famoso de homem novo que chegou ao topo foi o de Marco Túlio Cícero, o grande orador e estadista do final da República, que foi cônsul apesar de não ter antepassados consulares.
O sistema político da República também se apoiava em valores culturais que os romanos cultivavam com grande cuidado. Entre esses valores, a virtus ocupava um lugar central. A palavra virtus em latim está relacionada à ideia de força, excelência e capacidade, e designava as qualidades que um bom romano deveria ter: coragem no campo de batalha, firmeza nas decisões, capacidade de suportar as adversidades sem se dobrar e dedicação ao bem comum. A virtus não era apenas um ideal pessoal, era também uma expectativa social. Um homem de família nobre que não demonstrasse virtus envergonhava não apenas a si mesmo mas a seus antepassados.
Outro valor fundamental era a pietas, ou piedade, que não significava apenas religiosidade, mas um conjunto mais amplo de deveres: para com os deuses, para com a pátria e para com a família. Ser piedoso era cumprir as obrigações que se tinha em cada uma dessas esferas. Um homem que descuidasse dos ritos religiosos, que abandonasse seus compromissos com a cidade ou que ignorasse suas responsabilidades familiares estava falhando em sua pietas.
Havia também a gravitas, que designava a seriedade, o peso moral, a dignidade esperada de um homem público. Um senador que se comportasse de maneira frívola ou que cedesse facilmente às emoções em público estava faltando com a gravitas que seu cargo exigia. E havia a auctoritas, que não era um cargo formal mas uma espécie de autoridade moral acumulada ao longo de uma carreira de serviços à república. Um senador muito experiente, mesmo sem ocupar nenhum cargo no momento, podia ter uma auctoritas tão grande que sua opinião influenciava decisões mais do que a palavra de qualquer magistrado.
A organização territorial de Roma e a gestão das províncias também merecem atenção. Nos primeiros séculos da República, Roma era essencialmente uma cidade e seu entorno imediato. Com as guerras e as conquistas, o território foi crescendo. Primeiro a Itália foi sendo incorporada, depois as ilhas do Mediterrâneo, depois a Espanha, o norte da África, a Grécia, a Ásia Menor e outras regiões.
Para governar os territórios conquistados fora da Itália, Roma criou as províncias, que eram regiões administradas por magistrados romanos enviados de Roma. Esses magistrados, geralmente ex-cônsules ou ex-pretores que cumpriam mais um período de comando nas províncias, eram chamados de procônsules ou propretores, o prefixo pro indicando que agiam em lugar de um cônsul ou pretor. Nas províncias, eles tinham autoridade militar e civil ampla, cobravam impostos, mantinham a ordem e representavam o poder de Roma.
O governo das províncias era frequentemente uma oportunidade de enriquecimento, e os abusos eram comuns. Os governadores podiam se tornar imensamente ricos à custa das populações sob seu controle, e os mecanismos de controle de Roma eram limitados quando o governante estava tão longe. Havia tribunais especiais em Roma que julgavam casos de extorsão praticada por governadores provinciais, mas conseguir uma condenação era difícil quando os acusados tinham amigos poderosos no Senado.
Com o tempo, o sistema das províncias e dos exércitos profissionais criou uma tensão crescente com o sistema republicano tradicional. Generais que comandavam grandes exércitos por longos períodos em regiões distantes desenvolviam um poder militar e financeiro que podia rivalizar com o poder do Estado romano. Os soldados, que passavam anos sob o comando de um único general, desenvolviam lealdades pessoais a ele, não ao Estado abstrato. Quando esses generais começaram a usar seus exércitos para influenciar a política interna de Roma, o sistema republicano entrou em crise.
Nomes como Mário, Sula, Pompeu, Crasso e Júlio César representam essa fase de crise. Cada um deles acumulou poderes que extrapolavam os limites do sistema republicano. Sula chegou a marchar com seu exército sobre Roma, ato considerado um sacrilégio supremo no contexto da cultura republicana, e assumiu temporariamente poderes ditatoriais. Júlio César cruzou o Rio Rubicão com seu exército, o que equivalia a declarar guerra ao Senado, e assumiu o controle de Roma. Seu assassinato em quarenta e quatro antes de Cristo, cometido por senadores que queriam restaurar a República, desencadeou novas guerras civis que só terminaram quando seu sobrinho-neto Augusto se tornou o primeiro imperador romano.
A República Romana durou quase quinhentos anos e deixou contribuições duradouras para a história do pensamento político. O sistema de separação de poderes entre magistraturas diferentes, o princípio da colegialidade, ou seja, de que o poder devia ser compartilhado entre pares, a limitação temporal dos mandatos, a ideia de que os governantes devem prestar contas de seus atos, o direito de veto como instrumento de equilíbrio entre forças diferentes, o papel de uma assembleia deliberativa permanente como o Senado, tudo isso influenciou profundamente as teorias políticas modernas.
Quando os fundadores dos Estados Unidos criaram sua república no final do século dezoito, olharam conscientemente para o modelo romano. O Senado americano foi nominalmente inspirado no Senado romano. A figura do presidente como chefe do executivo com poderes limitados guarda semelhanças com o consulado. A separação entre os poderes executivo, legislativo e judiciário é uma versão moderna do princípio romano de que nenhum homem devia concentrar todo o poder em suas mãos.
Muitos pensadores europeus dos séculos dezessete e dezoito que refletiram sobre como organizar governos justos conheciam bem a história romana e debatiam seus exemplos. O filósofo Maquiavel analisou as instituições romanas em seu livro sobre os discursos de Tito Lívio. Montesquieu estudou o declínio romano ao pensar sobre como as repúblicas podem degenerar. Os debates sobre constituições, sobre divisão de poderes e sobre liberdade cívica frequentemente usavam Roma como ponto de referência, seja como modelo a imitar, seja como exemplo de erros a evitar.
A República Romana também nos ensina algo sobre as contradições inevitáveis de qualquer sistema político. Os romanos criaram instituições pensadas para evitar a concentração de poder, mas essas mesmas instituições foram sendo contornadas à medida que os desafios cresceram. A expansão do território criou problemas que o sistema original não havia sido projetado para resolver. A desigualdade crescente entre ricos e pobres gerou tensões que as instituições não conseguiam absorver. A militarização da política criou forças que ultrapassaram os mecanismos de controle estabelecidos.
Estudar a República Romana é, portanto, estudar tanto as possibilidades quanto os limites dos sistemas políticos criados pelos seres humanos. É ver como instituições bem construídas podem funcionar por séculos e ao mesmo tempo perceber que nenhuma instituição é permanente nem está protegida contra as mudanças das circunstâncias e dos comportamentos humanos.
O Senado, os cônsules, os tribunos, as assembleias, as magistraturas e os valores que sustentavam tudo isso formaram um sistema que, com todas as suas contradições e limitações, foi uma das experiências políticas mais elaboradas e mais influentes da história antiga.
Como fazer referência ao conteúdo:
| Dados de Catalogação na Publicação: NORAT, Markus Samuel Leite. Curso de história para o 1º ano do ensino médio. João Pessoa: Editora Norat, 2026. Livro Digital, Formato: HTML5, Tamanho: 132,4125 gigabytes (132.412.500 kbytes) . ISBN: 978-65-80808-16-8 | Cutter: N825c | CDD-907.12 | CDU-94(100)”-04/17″:373.5 . Palavras-chave: História, Ensino Médio, Pré-História, Civilizações Antigas, Mesopotâmia, Egito Antigo, Grécia Antiga, Roma Antiga, África Antiga, Reinos Africanos, Mundo Árabe-Muçulmano, Idade Média, Feudalismo, Antigo Regime, Monarquias Absolutistas, Renascimento, Humanismo, ENEM, Vestibulares. . TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É proibida a cópia total ou parcial desta obra, por qualquer forma ou qualquer meio. A violação dos direitos autorais é crime tipificado na Lei n. 9.610/98 e artigo 184 do Código Penal. |
